sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Baixos níveis de HbA1c pode ligadas à doença hepática

Um novo estudo mostrou que níveis baixos de hemoglobina glicada (HbA1c) pode estar associada a certos marcadores de disfunção hepática.

É amplamente conhecido que baixos níveis de HbA1c pode ser marcador geral de saúde, particularmente com baixos níveis de colesterol.

No entanto, em um estudo de base populacional, os pesquisadores descobriram J-shaped associações entre os níveis de HbA1c e elevados de alanina aminotransferase (alanine aminotransferase, ALT) e aspartato aminotransferase (aspartate aminotransferase, AST), e esteatose hepática.

Relatado em Diabetes Care em 27 de setembro de 2011, em comparação com os níveis de HbA1c entre 5,0% e 5,5%, um nível abaixo de 4,0% estava ligada a um risco 3,62 vezes maior de elevações ALT e um risco 6,8 vezes maior de elevações AST.

Níveis abaixo de 4% também foram associados com riscos mais elevados para gama glutamil transferase anormal (gamma glutamyltransferase, GGT) e esteatose hepática, mas estas associações não foram estatisticamente significativas.

Após a exclusão de pacientes com anemia, sobrecarga de ferro, ou hepatite B ou C, as associações não eram mais significativas.

Da mesma forma, HbA1c abaixo do percentil 1 foi associado a riscos significativamente aumentado para ALT alta (3,18 vezes) e AST (5,80 vezes), mas não para GGT elevados ou esteatose hepática.

Com as novas recomendações da American Diabetes Association ea Organização Mundial da Saúde para o uso de HbA1c para o rastreamento e diagnóstico do diabetes, os médicos podem encontrar valores baixos de HbA1c mais frequentemente do que antes.

Portanto, os autores do estudo, Andrea L. Christman da Johns Hopkins University, Baltimore, Maryland, e seus colegas disseram que seu estudo sugerem que baixos resultados do teste HbA1c pode refletir outros problemas de saúde subjacentes, possivelmente doença hepática.

Esta conclusão a partir de dados sobre 12.533 participantes da terceira Pesquisa Nacional e Nutrition Examination Survey (NHANES III 1988-1994) sem diabetes auto-referido.

Os autores observaram que a associação com HbA1c baixo pode ser independente das vias glicêmico, porque eles não observaram uma associação entre glicemia de jejum baixa e doença hepática.

Portanto, é muito cedo para recomendar exames de rotina para a doença de fígado na definição de HbA1c baixa, exceto estudos adicionais realizados para compreender implicações para a saúde de HbA1c muito baixo são garantidos. Em particular, incluindo testes de HbA1c em estudos de doença hepática será importante.

No entanto, os autores adverte médico deve estar ciente de que existem condições (por exemplo, anemia, sobrecarga de ferro) que podem interferir na interpretação da HbA1c. Usando a repetição do teste por diferentes métodos e / ou testes de glicemia de jejum pode ser útil para excluir erro de laboratório e de muitas condições de interferir.

0 comentários: